Google
 

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Inicio dos tratamentos – quimioterapia

Bem, após algum tempo sem escrever, hoje voltei para vos relatar o início da cura, ou seja os tratamentos de quimioterapia.
Ainda andava à deriva do que se tratava, concretamente a doença, não tinha grandes noções sobre tal, sempre a levei como não sendo de grande gravidade.
Uma das noções, relativamente ao tratamento, que eu tinha, era que o cabelo iria cair e sabia, porque numa visita do Dr. Aveiro (Oncologista), este informou-me que o cabelo iria cair, com toda a certeza. Assim, na mesma visita, já falou que antes de iniciar os tratamentos, teria que submeter-me a alguns exames para estudar o meu organismo e dar o melhor tratamento, em função do meu estado.
Entre 3 a 4 dias, realizei os referidos exames. Contudo, eu própria insistia que queria continuar, independentemente dos exames, a ir ao “ginásio” do hospital para fazer a reabilitação e continuar a ganhar força/equilíbrio e poder voltar a andar.
Então, num dia, cumpri um dos exames que é dos mais comuns, a recolha de sangue.
No dia seguinte, realizei um dos mais complicados, a endoscopia (exame que não sabia o que era). Isto é um exame ao estômago que passa por introduzirem um tubo pela boca, que desce pelo esófago, até ao estômago para assim poderem observar esófago e do mesmo modo, o estado do estômago para ver se está fragilizado ou não, porque a quimio é forte e poderia trazer outros problemas. No exame, o tubo leva uma espécie de “câmara” que assim mostra num ecrã as imagens. Concretamente é um endoscópio que é um aparelho que consta basicamente de uma fonte de luz e alguma forma de visualização da imagem. Neste exame, mostrei a gana/vontade que tinha para voltar a andar, porque foi o seguinte: cheguei ao local, pela manhã, onde se realizam os exames endoscópicos e perguntaram se queria fazer com ou sem anestesia. Como metia a palavra anestesia pensei que não poderia realizar a reabilitação, depois do exame. Então, perguntei se fosse com anestesia se poderia fazer fisioterapia, responderam que, em principio não, porque a reabilitação requer algum esforço, e com anestesia teria que estar algum tempo de descanso. Então, decidi, realizar normalmente fosse o que fosse. Correu bem, mas o mais complicado era sentir o tubo a entrar e ter que respirar…Mas consegui e daí a 1h já estava a fazer fisioterapia. Hoje em dia, acho que não conseguia o fazer sem anestesia para ajudar.
Faltando um dos exames, cumpri-o no dia seguinte, que foi mesmo o Dr. Aveiro juntamente com um enfermeiro que o realizaram, que passou por introduzir, após anestesiar a zona, uma agulha na ponta de uma seringa, no osso da anca. Seguidamente, o médico aspirou com a seringa uma pequena quantidade da medula óssea mole, para exame ao microscópio. Relativamente a medula óssea, estava tudo bem, pois Graças a Deus, não precisei de transplante.
Portanto, com todos os exames cumpridos, chegou a sexta-feira, então iria passar o fim-de-semana e na terça-feira seguinte, principiava os tratamentos.
Chegando ao dia 6 de Novembro, iniciei os tratamentos, não no serviço de hemato-oncologia onde estava internado (8º andar), mas sim numa zona que é o hospital de dia. Iniciei com algum receio, porque os enfermeiros disseram que poderia sentir náuseas e vómitos. O tratamento era feito através do método intra-venoso, ou seja líquidos a correr nas veias. Em primeiro lugar, era colocado um soro, para limpar a veia e esse ficava sempre a correr até ao final do tratamento. À posteriori, colocaram um frasco de medicação para evitar náuseas e vómitos. Então de seguida, colocaram a verdadeira quimioterapia, um de cor amarela e quando este terminou, colocaram um outro líquido de cor vermelha. Após terminar, ficou algum tempo o soro a correr para limpar as veias e terminei o tratamento que levou cerca de 2 a 3 horas de tempo. Correu tudo bem, até porque não é doloroso o tempo que é administrado o tratamento
Bem, não me alongarei muito mais, no próximo relatarei os dias seguintes, e se senti alguns efeitos secundários, como também descreverei mais alguns tratamentos.
Abraço

8 comentários:

Aurélio Pita disse...

Já a algum tempo que não venho cá, mas é bom ver que ainda mantens o blog.
Força e Abraço

Anônimo disse...

Pois é companheiro desta terrivel luta... O tratamento em si não é complicado, mas sim os efeitos secundários que infelizmente nos atrofiam de tal forma que por vezes é mesmo complicado. Eu já vou no 4º tratamento e o que há de positivo nisto tudo é sem sombra de dúvida, a recuperação. É a meta final, ou seja, ficar curada.
Resumo toda esta experiência como uma grande lição de vida e que enquanto viver-mos tudo vale apena.
Força e tudo de bom e sem esquecer... Pensamento positivo porque tudo vai correr bem.

Ana Rita

JR disse...

Boa noite!

Visitem o site http://apostamos.pt.vu e apostem nos resultados correctos.

Marcelino Teles disse...

Força e esperança.
Pouco mas muito sincero e sentido.
Um abraço
(Compadre Jode)

Anônimo disse...

É comovente ver a força e a fé com que enfrentaste todas as situações.
Se todas as pessoas tivessem essa força e essa fé certamente as doenças seriam derrotadas mais vezes.
Admiro-te muito.

OCoelho

Anônimo disse...

eu tbm tenho um tumor no cerebro .estou fazendo quimio amarela.ja fiz tbm avermelha ,e um aluta mais não pretendo desistir ,isso para mim e fundamental .minha cura .sou mt possitiva .mais tenho meus momentos de baixo astral .mais minha meta e acura .deus não nos da nada que agente naõ suporte .força p quem estiver passando por isso .não desanimi ..

Anônimo disse...

eu tbm tenho um tumor no cerebro .estou fazendo quimio amarela.ja fiz tbm avermelha ,e um aluta mais não pretendo desistir ,isso para mim e fundamental .minha cura .sou mt possitiva .mais tenho meus momentos de baixo astral .mais minha meta e acura .deus não nos da nada que agente naõ suporte .força p quem estiver passando por isso .não desanimi ..

Bruno disse...

alguem sabe como esta a recuperaçao deste jovem?! sou enfermeiro e fiqueiespecialmente tocado com tudo o que li aqui!! se alguem tiver noticias que faça coment o mande email bd.popi@gmail.com

Onrigado e força a todos vós!

Visitas

Vistas da página

investment adviser

Visitantes Originais

fast broadband