Google
 

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Pós operação – Recobro…post1

Imagem1 - Entrada do dreno

Imagem2 - Frasco Colector

Imagem3 - Resultado Final

P.S: Embora estas imagens, principalmente a 1ª, não seja de mim próprio, digo-vos que é idêntica. Na imagem 3, também o frasco que observam, no final do tubo não era esse, mas sim o frasco colector da imagem2.

Continuando a fase da operação, quando acordei estava no recobro – local onde nos colocam depois das cirurgias para repousar como também para controlar a nossa reacção às horas seguintes, que acabam por tornar-se importantes. A intervenção cirúrgica iniciou-se às 9h, tendo terminado às 13h, como já vos descrevi, ou seja durou aproximadamente 4h de tempo. Não sei bem a que horas acordei, porém só me lembro a partir do momento em que vi minha mãe entrar, por volta das 15:30h. No recobro só é permitido uma única pessoa entrar, então, logicamente que minha mãe foi a primeira. Quando já me encontrava consciente vi-me todo entubado, todo ligado, mas o que era mais complicado e fazia impressão era estar com a máscara de oxigénio na cara para conseguir respirar. Máscara esta, que permaneceu e me atormentou durante alguns dias. Só conseguia respirar através da máscara, porque para intervirem na zona da coluna tiveram que afastar os pulmões, pois o sítio onde tinha o problema, ficava por detrás dos pulmões. Portanto, enquanto os pulmões não estivessem a 100% precisava de ajuda para respirar. Experimentei tirar a máscara, uma vez que me causava muito incómodo, mas não conseguia respirar sem ela. Se ficava alguns segundos sem ela, começava a sentir tudo a andar à roda…o que era natural, pois não chegava oxigénio ao cérebro. Logo, as enfermeiras informaram-me que não poderia retirá-la. Contudo, senti uma sensação esquisita na zona abaixo do braço direito, toquei a ver o que era…era um dreno (como podem ver na imagem1) introduzido desde o referido lugar até os pulmões. Este dreno, é um tubo que tem a função de retirar todo o sangue que tenha ficado da operação, para que o mesmo não fique dentro e assim não surgir infecções. Assim o sangue sai pelo tubo cumprido, que seguidamente entra num frasco colector (imagem2). Em que o resultado é a imagem 3. Continuando, passado algum tempo, minha mãe saiu e entrou a minha namorada. Esta foi quem me ajudou a limpar a testa e a cara durante todo o período em que estive no recobro. Ajudou-me, uma vez que estava a transpirar constantemente, talvez efeitos da anestesia como do pós-operatório. Precisava de ajuda, pois não conseguia mexer-me, porque estava todo ligado e entubado. À posteriori, realizei um raio-x no recobro, mesmo deitado na cama, para que os Drs. Pedro Lima e Gil Bebiano observassem como estava a prótese, e foi nesta altura que soube de todo o processo ocorrido durante a cirurgia, enquanto a verdadeira doença só soube dias depois. Em relação ao realizado na intervenção, passou por substituírem uma vértebra, mais especificamente a D8, por uma prótese. As vértebras são os ossos que constituem a coluna vertebral, a qual muitas pessoas dão o nome de espinha. Pensei que após o raio-x e como estava tudo bem, iriam mandar-me para o meu quarto…mas não. Teria que continuar mais algum tempo em repouso e em vigilância, isto porque tinha sido uma operação de risco. Até percebi, porque não deve ser nada fácil ter que afastar os pulmões e substituírem uma vértebra.
Por hoje, amigos, ficarei por aqui. Continuem visitando, no próximo relatarei o resto do tempo que permaneci no recobro.

Abraço

2 comentários:

Anônimo disse...

ola... bem me lembro quando estiveste no recubro, agora da-me para rir pela reacção que tive quando te vi com o dreno meu Deus achei que não sabias que tinhas tal coisa, e pus-me a apontar com o dedo para veres o que tinhas, hehe meteu-me muita impressão. enfim águas passadas. xau jinhos até la continuarei a ler os teus posts.

Anônimo disse...

ah pois imenso frio também senti isso . bem nesse dia bem que gastei "paninhos" para te limpar a testa.o pior foi passar a noite no 7º andar sozinha uiii até me arrepia , eu nem dormi enfim o que eu sei tu já sabes loll...xau beijos doro-te

Visitas

Vistas da página

investment adviser

Visitantes Originais

fast broadband